Reflexão, viver é raro - Jaques



   Com o tempo aprendi:
  • O momentos são efêmeros. Nada é pra sempre, mas você não precisa perder para dar valor, pelo menos tente não precisar.  A vida é feita de momentos, cada momento seja ele feliz, triste, de estresse, ou de muita calma, não importa, ele pode até se repetir, mas nunca será como aquele que já aconteceu e você passou um dia.
  • Quem vive de passado é museu. Não adianta lamentar pelo não feito, e se arrepender do feito, de nada vale isso, você vai sofrer, se martirizar por um bom tempo, ou talvez pra sempre, mas com certeza isso não vai edificar nada na sua vida, só vai te fazer lembrar coisas que não te fazem bem, e que não vão fazer você evoluir... Não use o passado de exemplo para o seu presente, o passado tem motivos pra não fazer parte dele.
  • Isso também vai passar. A vida é uma escada sem fim, às vezes você desce, outras você sobe, e em alguns momentos você fica simplesmente parado. Cada degrau é uma escala que te trouxe até aqui, alguns você salta a passos largos e os deixam passar, noutros você tropeça e em algum momento você estará cansado parado em algum degrau para descansar. Faça da pausa um momento de recuperar a energia para continuar a caminhada e sem medo da altura admire a vista do quão alto você já chegou.
  • Tenha tolerância e saiba perdoar. Espere sempre de si mesmo, nunca espere dos outros, muitos vão passar na sua vida, uns vão te ferir, outros vão te perdoar, outros vão te fazer feliz como ninguém tenha feito, mas de qualquer maneira temos que pensar que todos nós somos diferentes, erramos, agimos as vezes de uma forma muito precipitada, ou as vezes demoramos tanto a perceber as coisas que elas passam, e a gente só a nota depois. Seja humilde o bastante pra assumir seus fracassos e pedir perdão.
  • Não tema. Perdemos muitas coisas por medo, as vezes por indecisão. Existem muitas pessoas que tem medo do que é novo, pois sempre estão acostumada a viver na rotina, e isso não é bom.. você precisa viver seu presente, que já ta virando futuro, se você não tentar se libertar do seu passado, você nunca vai saber o que é novo.
  • É preciso se comunicar. As pessoas dizem que um olhar as vezes diz tudo, realmente diz, mas de vez em quando é bom falar o que você sente, o que você pensa, talvez a pessoa compreenda um olhar de outra forma e seja pior, então diga o que sente, não esconda, e principalmente, diga as coisas de acordo com os seus sentimentos.
  • Faça acontecer. Não dá pra viver uma brincadeira, a vida é o que fazemos dela, não podemos deixar a vida ir acontecendo, porque quem faz a vida somos nós, tudo depende de uma escolha nossa. Podemos pensar que a consequência pode não ser boa, mas se não agirmos, como vamos saber? 
  • Tenha resiliência. A vida é tão simples, se a gente não complicasse tanto ela iria ser perfeita, mas não, todos sempre querem "bater de frente" , não concordar com os outros.. Será que você pensa que isso vai trazer boas coisas pra você? , Não! Não vai, e um dia você irá lembrar disso tudo, e vai pensar porque não agiu diferente, só que infelizmente o tempo passa, talvez ainda haja tempo, talvez seja tarde demais. 
  • É preciso amar. Não trate o seu próximo com indiferença, eu duvido que você goste de ser tratado da mesma forma. Perdoe todos, assim como você gosta quando te perdoam, não julgue, não aponte o erro do seu próximo, apenas diga a verdade, diga o que acha sobre a situação, e ajude ele a mudar, não faça fofoca, a verdade sempre aparece, e quem não vai ficar bem nessa história é você, não se intrometa nos segredos dos outros, se ele te contou é porque confia em você.
  • Viver é aprender. Envelhecer não quer dizer experiência, as vezes a pessoa passa por várias coisas e nunca aprende, e outras que talvez tenha passado só por uma delas, aprende e muda! A vida passa rápido, e você não tem outra oportunidade pra fazer diferente, por isso existe momentos únicos e inesquecíveis, existem coisas em que você jamais vai se esquecer, e outras que vão passar e sumir da sua mente. 
  • Tenha Amor próprio. Se por em primeiro lugar, não é egoísmo, gostar de uma mesma coisa nem sempre é invejar. Fracassar é melhor do que não tentar, escutar não é ouvir, falar não é dizer, olhar não é ver, tudo tem seu dois lados, como o bem e o mal, e a escolha é totalmente sua! 
  • Sonhe, tenha fé e esperança. Sonhe! Faça planos, seja sincero (antes de mais nada consigo mesmo), e nunca deixe de fazer nada por medo, ou por indecisão, você só vai descobrir se tentar, aguente as consequências de cada escolha que fizer, e não tema a NADA e nem a NINGUÉM! Na bíblia está escrito "não temas" 365 vezes, uma pra cada dia. Quem acredita, confia, e apesar de todos os problemas da vida, você tem que VIVER e não apenas EXISTIR!
Mas a lição mais importante é que aprendi que nada sei. Por isso precisamos viver e procurar aprender o máximo que pudermos para enfim ficarmos em paz.

Adaptação do texto da Carol Andrade.

A Pedra - Antônio Pereira


O distraído nela tropeçou…
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já, David matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!
Não existe “pedra” no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.
Cada instante que passa é uma gota de vida que nunca mais torna a cair, aproveite cada gota para evoluir...
Das oportunidades saiba tirar o melhor proveito, talvez não teremos outra chance.

Atalhos Windows

windows + D = Desktop
windows + L = lock
windows + M = Minimize
windows + Espace = See desktop quickly
shift + crtl + N = New Folder
crtl + shift + esc = gerenciador de tarefas
alt + 0177 = ±
alt + 0181 = µ

O pior analfabeto é o analfabeto midiático

O analfabeto político
Bertold Brecht

O pior analfabeto, é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
O preço do feijão, do peixe, da farinha
Do aluguel, do sapato e do remédio
Depende das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que
Se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política.
Não sabe o imbecil,
Que da sua ignorância nasce a prostituta,
O menor abandonado,
O assaltante e o pior de todos os bandidos
Que é o político vigarista,
Pilanta, o corrupto e o espoliador
Das empresas nacionais e multinacionais.

“Ele imagina que tudo pode ser compreendido sem o mínimo esforço intelectual”. 

Reflexões do jornalista Celso Vicenzi em torno de poema de Brecht, no século 21 

Ele ouve e assimila sem questionar, fala e repete o que ouviu, não participa dos acontecimentos políticos, aliás, abomina a política, mas usa as redes sociais com ganas e ânsias de quem veio para justiçar o mundo. Prega ideias preconceituosas e discriminatórias, e interpreta os fatos com a ingenuidade de quem não sabe quem o manipula. Nas passeatas e na internet, pede liberdade de expressão, mas censura e ataca quem defende bandeiras políticas. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. E que elas – na era da informação instantânea de massa – são muito influenciadas pela manipulação midiática dos fatos.


Não vê a pressão de jornalistas e colunistas na mídia impressa, em emissoras de rádio e tevê – que também estão presentes na internet – a anunciar catástrofes diárias na contramão do que apontam as estatísticas mais confiáveis. Avanços significativos são desprezados e pequenos deslizes são tratados como se fossem enormes escândalos. O objetivo é desestabilizar e impedir que políticas públicas de sucesso possam ameaçar os lucros da iniciativa privada. O mesmo tratamento não se aplica a determinados partidos políticos e a corruptos que ajudam a manter a enorme desigualdade social no país.


Questões iguais ou semelhantes são tratadas de forma distinta pela mídia. Aula prática: prestar atenção como a mídia conduz o noticiário sobre o escabroso caso que veio à tona com as informações da alemã Siemens. Não houve nenhuma indignação dos principais colunistas, nenhum editorial contundente. A principal emissora de TV do país calou-se por duas semanas após matéria de capa da revista IstoÉ denunciando o esquema de superfaturar trens e metrôs em 30%.


Bancada do Jornal Nacional (Divulgação)


O analfabeto midiático é tão burro que se orgulha e estufa o peito para dizer que viu/ouviu a informação no Jornal Nacional e leu na Veja, por exemplo. Ele não entende como é produzida cada notícia: como se escolhem as pautas e as fontes, sabendo antecipadamente como cada uma delas vai se pronunciar. Não desconfia que, em muitas tevês, revistas e jornais, a notícia já sai quase pronta da redação, bastando ouvir as pessoas que vão confirmar o que o jornalista, o editor e, principalmente, o “dono da voz” (obrigado, Chico Buarque!) quer como a verdade dos fatos. Para isso as notícias se apoiam, às vezes, em fotos e imagens. Dizem que “uma foto vale mais que mil palavras”. Não é tão simples (Millôr, ironicamente, contra-argumentou: “então diga isto com uma imagem”). Fotos e imagens também são construções, a partir de um determinado olhar. Também as imagens podem ser manipuladas e editadas “ao gosto do freguês”. Há uma infinidade de exemplos. Usaram-se imagens para provar que o Iraque possuía depósitos de armas químicas que nunca foram encontrados. A irresponsabilidade e a falta de independência da mídia norte-americana ajudaram a convencer a opinião pública, e mais uma guerra com milhares de inocentes mortos foi deflagrada.

O analfabeto midiático não percebe que o enfoque pode ser uma escolha construída para chegar a conclusões que seriam diferentes se outras fontes fossem contatadas ou os jornalistas narrassem os fatos de outro ponto de vista. O analfabeto midiático imagina que tudo pode ser compreendido sem o mínimo de esforço intelectual. Não se apoia na filosofia, na sociologia, na história, na antropologia, nas ciências política e econômica – para não estender demais os campos do conhecimento – para compreender minimamente a complexidade dos fatos. Sua mente não absorve tanta informação e ele prefere acreditar em “especialistas” e veículos de comunicação comprometidos com interesses de poderosos grupos políticos e econômicos. Lê pouquíssimo, geralmente “best-sellers” e livros de autoajuda. Tem certeza de que o que lê, ouve e vê é o suficiente, e corresponde à realidade. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o espoliador das empresas nacionais e multinacionais.”




O analfabeto midiático gosta de criticar os políticos corruptos e não entende que eles são uma extensão do capital, tão necessários para aumentar fortunas e concentrar a renda. Por isso recebem todo o apoio financeiro para serem eleitos. E, depois, contribuem para drenar o dinheiro do Estado para uma parcela da iniciativa privada e para os bolsos de uma elite que se especializou em roubar o dinheiro público. Assim, por vias tortas, só sabe enxergar o político corrupto sem nunca identificar o empresário corruptor, o detentor do grande capital, que aprisiona os governos, com a enorme contribuição da mídia, para adotar políticas que privilegiam os mais ricos e mantenham à margem as populações mais pobres. Em resumo: destroem a democracia.


Para o analfabeto midiático, Brecht teria, ainda, uma última observação a fazer: Nada é impossível de mudar. Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual.


O burro e o buraco



   Um dia, o jumento de um fazendeiro caiu num poço. O animal relinchou penosamente por horas, enquanto o fazendeiro pensava o que fazer.
   Por fim, o fazendeiro chegou à conclusão de que o poço precisava mesmo ser fechado e, como o animal estava velho, não valia a pena resgatá-lo.
   O fazendeiro convidou seus vizinhos para ajudá-lo. Todos pegaram pás e começaram a jogar terra dentro do poço.
   No início, percebendo o que acontecia, o jumento relinchava, desesperado. Depois, para surpresa geral, aquietou-se.
   Algumas pás de terra depois, o fazendeiro resolveu olhar para baixo e ficou surpreso com o que viu.
   O jumento sacudia cada pá de terra que caía sobre ele, e aproveitava a terra para subir um pouco mais.
   Enquanto os vizinhos do fazendeiro continuavam a jogar terra no animal, ele a sacudia e subia cada vez mais.
   Não demorou para todos se espantarem ao ver o jumento escapar do poço e sair trotando alegremente.
   A vida vai jogar terra em você. Todo tipo de terra. Para sair do poço, o segredo é sacudi-la e aproveitá-la para subir mais um pouco.
   Cada um dos nossos problemas pode ser um degrau. Sairemos do poço mais profundo, se não nos detivermos, se não desistirmos. Sacuda a terra e aproveite-a para subir um pouco mais.

Lembre-se de cinco regras simples para ser feliz:
   • Livre seu coração de todo ódio. Perdoe.
   • Livre sua mente das preocupações. A maioria nunca acontece.
   • Viva com simplicidade e aproveite o que você tem.
   • Ofereça mais.
   • Espere menos.

Pensamentos - Jaques


Muito mais do que o ver é o sentir, o belo é o elo entre o amor e a visão. Que juntos fazem eterno o que é efêmero. Jaques

Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores... Tornam-se seu destino.
MAHATMA GHANDHI

O cara que teve maior sucesso na vida foi aquele que conseguiu vencer a luta contra o próprio ego, contra sua preguiça, contra sua insegurança e contra seu medo. A guerra é só contra você mesmo, você deve ser seu referêncial de sucesso e fracasso!

Direto do meu antigo Orkut


"Foi quando as sereias ouviram o barulho das remadas e imediatamente começaram a cantar com o mais suave timbre. Ulisses as ouvia, embevecido, preso ao mastro. E entendendo todas as palavras do canto, esqueceu-se por completo da sua prudência e ansiou juntar-se a elas, pois que prometiam exatamente o que ele tanto desejava." (Homero, Odisséia) 

"Não sei quem sou, que alma tenho.Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo.Sou variamente outro do que um eu que não sei se existe (se é esses outros)...Sinto crenças que não tenho. Enlevam-me ânsias que repudio. A minha perpétua atenção sobre mim perpetuamente me ponta traições de alma a um carácter que talvez eu não tenha, nem ela julga que eu tenho. Sinto-me múltiplo. Sou como um quarto com inúmeros espelhos fantásticos que torcem para reflexões falsas uma única anterior realidade que não está em nenhuma e está em todas. Como o panteísta se sente árvore e até a flor, eu sinto-me vários seres. Sinto-me viver vidas alheias, em mim, incompletamente, como se o meu ser participasse de todos os homens, incompletamente de cada, por uma suma de não-eus sintetizados num eu postiço." (Fernando Pessoa)
  
Colemento de pensação
"[...] embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."

"Os que dançavam eram vistos como loucos pelos que não ouviam a música"

"O talento educa-se na calma, o caráter no tumulto da vida" (Goethe)

"O homem mais feliz, seja ele um rei ou um camponês, é o que encontrou a paz em seu lar" (Goethe)

"Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja."
"Tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em depressão."

Memória

(Carlos Drummond de Andrade)

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.

Mas as coisas findas,
muito mais que lindas,
essas ficarão.

Sonho e realidade - Jaques





Cansei de ser realista, até por quê concluí que em grande parte a realidade é tal como pensamos que seja. Nossas opiniões, desejos, expectativas são todas predeterminadas midiaticamente, estude e seu salário poderá ser 3 vezes maior que o da média, a cueca do Neymar te deixa mais sexy, quem cedo madruga deus ajuda, não fume e viverá mais, pratique atividade física e sua expectativa de vida aumenta, coma menos e será magro, a inflação está tendendo a crescer até o final do ano, morte e sangue estampados nos noticiários, vírus, gripe, doenças, aquecimento global tudo isso é implantado cotidianamente em nosso subconsciente de forma a vivermos sob a ditadura do MEDO, medo do futuro, medo tão grande que nos faz agir desesperadamente de forma a nos prevenir de eventuais acontecimentos.

Vivemos constantemente nos preparando para o que está por vir, tanto que esquecemos de viver o agora, hoje em dia malemal nós sobrevivemos. Sim sobrevivemos, distantes dos nossos sonhos, do que nos faz feliz, vivemos constantemente sem pensar, estamos no automático, afinal de contas as máquinas também estão ai e elas estão ai para tomar nossos lugares precisamos ser mais rápidos, mais práticos, multitarefa, super humano, afinal a concorrência é forte.

Estamos alienados, cedidos do nosso poder de transformação, criamos deuses e ditaduras e nos esquecemos que nós os criamos e esses passam a comandar nossa forma de agir, viver, pensar.

O medo é tanto que esquecemos que o outro é nosso parceiro e não nosso inimigo, e sob o medo não pensamos direito dai o ciclo fecha-se e continua infinitamente.

Lembre-se que não existem receitas prontas de vida, de como emagrecer de como ser feliz, a felicidade é um estado de espírito, ninguém é feliz, nós estamos felizes por pequenos momentos os quais devem ser aproveitados no agora, vividos no seu tempo, é preciso parar pra sentir.

Procurar ser feliz é o caminho mais fácil para frustração pois o doce fica ainda mais doce diante do amargo, precisamos viver, sentir mais, lidar com nossos pensamentos e sentimentos e sermos menos escravos da rotina.

Precisamos amar uns aos outros, assistir menos televisão, ler mais romances, precisamos redescobrir o poder da fé, e quando digo isso não é somente a fé em deus, mas a fé na vida, no ser humano, precisamos sonhar, ter sonhos e persegui-los, ser otimista, não temer, só assim conseguiremos preencher esse vazio que temos, essa carência, esse rancor. Viva cada dia como se fosse o primeiro. A realidade é nua e crua, com sonho e esperança ela pode ser como quisermos.


Jaques Lage.

Bem ditado


"O homem é dono do que cala e escravo do que fala. Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo."

Sobre a felicidade

A felicidade está nas pequenas coisas e precisamos aprender a reconhecer isso.
As vezes pensamos tanto no futuro que esquecemos do presente já disse Dalai Lama, se não valorizarmos as pequenas conquistas, as pequenas vitórias e fixarmo-nos em nossos fracasso no nosso futuro, não teremos nem presente nem futuro, é assim que estou hoje, tão preocupado com as notas de cálculo 3 já pensando na sub que não estou nem conseguindo estudar, nem relaxando. Mudanças para hábitos requerem tempo e essa lição fica para ser vivida até se tornar rotina para mim e para quem mais precisar.

Tocando em frente - Almir Sater

Tocando em frente na voz de Sérgio Reis


Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Hoje me sinto mais forte
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei
Ou nada sei

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente

Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Só vou gostar de quem gosta de mim - Caetano Veloso



Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim
Caetano Veloso

De hoje em diante
Eu vou modificar
O meu modo de vida
Naquele instante
Em que você partiu
Destruiu nosso amor
Agora não vou mais chorar
Cansei de esperar
De esperar enfim
E prá começar
Eu só vou gostar
De quem gosta de mim...

Não quero com isso
Dizer que o amor
Não é bom sentimento
A vida é tão bela
Quando a gente ama
E tem um amor
Por isso é que eu vou mudar
Não quero ficar
Chorando até o fim
E prá não chorar
Eu só vou gostar
De quem gosta de mim...

Não vai ser fácil
Eu bem sei
Eu já procurei
Não encontrei meu bem
A vida é assim
Eu falo por mim
Pois eu vivo sem ninguém...

De hoje em diante
Eu vou modificar
O meu modo de vida
Naquele instante
Em que você partiu
Destruiu nosso amor
Agora não vou mais chorar
Cansei de esperar
De esperar enfim
E prá começar
Eu só vou gostar
De quem gosta de mim...

Tente outra vez - Raul Seixas



Tente Outra Vez
(Raul Seixas)


Veja!

Não diga que a canção

Está perdida

Tenha fé em Deus

Tenha fé na vida

Tente outra vez!...


Beba! (Beba!)

Pois a água viva

Ainda tá na fonte

(Tente outra vez!)

Você tem dois pés

Para cruzar a ponte

Nada acabou!

Não! Não! Não!...


Oh! Oh! Oh! Oh!

Tente!

Levante sua mão sedenta

E recomece a andar

Não pense

Que a cabeça agüenta

Se você parar

Não! Não! Não!

Não! Não! Não!...


Há uma voz que canta

Uma voz que dança

Uma voz que gira

(Gira!)

Bailando no ar

Uh! Uh! Uh!...


Queira! (Queira!)

Basta ser sincero

E desejar profundo

Você será capaz

De sacudir o mundo

Vai!

Tente outra vez!

Humrum!...


Tente! (Tente!)

E não diga

Que a vitória está perdida

Se é de batalhas

Que se vive a vida

Han!

Tente outra vez!...

Quem sou eu - Fernando Pessoa


"Não sei quem sou, que alma tenho.
Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo.
Sou variamente outro do que um eu que não sei se existe (se é esses outros)...
Sinto crenças que não tenho.
Enlevam-me ânsias que repudio.
A minha perpétua atenção sobre mim perpetuamente me ponta traições de alma a um carácter que talvez eu não tenha, nem ela julga que eu tenho.
Sinto-me múltiplo.
Sou como um quarto com inúmeros espelhos fantásticos que torcem para reflexões falsas uma única anterior realidade que não está em nenhuma e está em todas.
Como o panteísta se sente árvore e até a flor, eu sinto-me vários seres.
Sinto-me viver vidas alheias, em mim, incompletamente, como se o meu ser participasse de todos os homens, incompletamente de cada, por uma suma de não-eus sintetizados num eu postiço."

Don't Worry (Motivacional)


As coisas nunca acontecem da forma que imaginamos

Quando está preocupado, não está mais do que a tentar prever o futuro. Está a pensar, “Eu sei que vai correr mal”. Mas pensar assim não tem qualquer sentido, porque VOCÊ NÃO CONHECE O FUTURO, apenas sabe que as coisas nunca acontecem como imaginamos. Por isso para quê estar preocupado? Relaxe o que tiver de acontecer acontecerá, não vai conseguir saber tudo nem controlar o mundo.

Estar preocupado significa que abdicou do seu poder

Algumas pessoas estão tão entrincheiradas em preocupações que não conseguem ver que existe outra forma para viver. A preocupação retira-lhe o poder de ser pro-activo. Mas a verdade é que você tem total controlo sobre a forma como reage às situações, então porque é que abdica desse poder de forma tão inocente ?

A preocupação não produz absolutamente nada

Porquê perder o seu tempo e energia com uma coisa que não o leva a lado nenhum ? Quando se preocupa com qualquer coisa isso muda alguma coisa ? Utilize o seu tempo e empenho em algo produtivo como por exemplo relaxar.
“Deixe de se preocupar e comece a viver” – Dale Carnegie

A preocupação distorce a realidade

Livre-se da preocupação, viva uma vida tranquila sem andar preocupado.
Nós vivemos num tempo em que as pessoas vivem mais anos, tem um melhor acesso a cuidados de saúde (mesmo que se diga o contrário esta é a realidade), as pessoas tem oportunidades ilimitadas para prosperar tanto financeira como pessoalmente, hoje em dia qualquer pessoa pode viajar para qualquer parte do mundo em pouco tempo, existe um grande acesso a todo o tipo de informação e material educativo. Claro que existem riscos e potenciais perigos, mas a preocupação apenas os aumenta de forma despropositada e impede-nos de ver as oportunidades e a quantidade infindável de possibilidade ao nosso dispor.
“Enquanto estamos focados no medo, preocupação, ou ódio, não nos é possível experimentar a felicidade, entusiasmo ou amor.” – Bo Bennett

Estar preocupado faz mal à saúde

Estar preocupado não é um estado natural e tem efeitos adversos na sua saúde, mesmo na sua saúde física e não só mental. Quando se preocupa com alguma coisa existe sempre um aumento de stress e ansiedade causando uma subida da sua pressão arterial, aumenta também os níveis de ácido do estômago, dores de cabeça e rigidez muscular, entre muitas outras coisas. Caso já se sinta assim veja como reduzir o stress.

A Preocupação não é natural

As crianças preocupam-se ? Os animais preocupam-se ? Todos os adultos se preocupam ? Não hesite nada que diga que por ser humano e adulto se tem de preocupar. A preocupação é uma patologia, uma distorção do nosso estado natural.
Sabe qual é a instrução mais comum da bíblia ? Surpreendentemente não é “ame o próximo” ou “adore a deus”, ou qualquer coisa desse tipo. É simplesmente “não tenha medo”. Não é necessário ser religioso para perceber que este é um bom conselho.
Livre-se da preocupação, viva uma vida tranquila sem andar preocupado.
Então como é que se liberta deste nefasto hábito de se preocupar com tudo ? Tal como todos os outros hábitos, pode não ser fácil mudar, mas vou deixar-lhe aqui alguns passos simples que podem ajudar a eliminar a preocupação da sua vida.

Tenha a consciência de que você é que tem o controlo

No livro “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” Steven Covey conta-nos que o primeiro passo para ter uma vida melhor é termos a consciência de que somos livres para escolher a forma como reagimos às nossas circunstâncias. A preocupação é uma escolha, está dentro da nossa cabeça, portanto está na esfera da nossa própria influência.

Reconheça que a preocupação é um hábito

Tal como os hábitos, existe aquele momento em que a preocupação é desencadeada, e pode não ser fácil interromper este processo instintivo, principalmente se sempre foi uma pessoa que se preocupou em demasia sobre tudo. Mas é importante que perceba que qualquer hábito independente das suas raízes, pode ser alterado e em ultimo caso eliminado. A meditação pode ser uma boa forma de reconhecer os seus hábitos nefastos e encontrar um ponto de equilíbrio interno, um silêncio revelador.

Mantenha as coisas em perspectiva

Tal como disse E. Joseph Crossman, “Se quiseres testar a tua memória, tenta lembrar-te o que é que te preocupava à exactamente um ano”, será que ainda está preocupado com as mesmas coisas ? Será que as coisas com que se preocupa hoje o vão preocupar daqui a uma semana, daqui a um ano ? Lembre-se que a vida são dois dias, se passar o primeiro preocupado o segundo vai passar-lhe ao lado.

Enfrente os seus medos

Já pensou na quantidade de quedas que uma criança dá para aprender a andar ? Já alguma desistiu por ter medo de cair ? Os nossos medos na grande maioria apenas existem enquanto não os enfrentamos. Por exemplo que tem medo de falar em publico e isso o preocupa… Só vai passar quando tiver a oportunidade de falar em publico algumas vezes, até lhe parecer natural. No final vai perceber que afinal não era assim tão difícil.

Não tente controlar tudo

Veja se percebe, você não vai conseguir controlar o mundo inteiro. O que tem realmente de acontecer acontecerá, aprenda a relaxar e a aceitar as coisas que não controla, é única coisa que pode fazer nestes casos. Porque você não controla o mundo, tem de aprender a reagir de forma positiva ás coisas que lhe acontecem.

Não se leve tão a sério

Se você falhar qual é o problema ? Se fizer asneira da grossa não é o fim do mundo. Você é assim tão importante que o mundo para quando faz asneira ? As derrotas são apenas temporárias. Os erros e os falhanços são apenas os degraus do sucesso, lembre-se do que disse Thomas Edison.
Livre-se da preocupação, viva uma vida tranquila sem andar preocupado.
“Eu não falhei uma única vez. Apenas descobri 10,000 maneiras diferentes que não funcionam.” – Thomas A. Edison
“Eu sou um homem velho e passei por muitas catástrofes na minha vida, mas a maioria nunca aconteceu” – Mark Twain
preocupação é um veneno perigoso, não o deixe apoderar-se da sua vida e sugar a sua energia vital. Relaxe, a vida é mudança, dinamismo, imprevisibilidade, a vida não é uma ciência exacta em que tudo acontece segundo o que estava programado, a única certeza é que antes de si muita gente por cá passou e sim… você vai morrer e depois de si muito mais pessoas vão nascer. Portanto, não se preocupe, a vida são dois dias, divirta-se todos os dias da sua vida,relaxe e aproveite a vida ao máximo.

FONTE: http://www.erhnam.com/artigos/livre-preocupacoes-relaxe.html

Vícios

Para começar gostaria de citar partes de um texto denominado Os Vícios que encontrei na internet.

Hábitos preferidos se formam através do tempo e se sedimentam com repetidas manobras mentais. O que funcionou muito bem em situação importantes de nossa vida, mantendo nossa ANSIEDADE controlada e sob domínio, provavelmente será reproduzido em outras ocasiões.

O tempo passa de uma forma melhor enquanto estamos agindo viciosamente, o corpo se acostuma a fazer algo e passa a ser automático, isso sempre irá ocorrer, o grande problema é quando se torna um vício, ou seja, demanda grande quantidade de seu tempo sem lhe acrescentar algo, uma fuga da DURA realidade o vicio está intimamente ligado segundo esse texto com o medo de viver:

O temos das provas e dos perigos naturais da caminhada pode nos levar a uma suposta fuga.
O vício aparece constantemente onde há uma inadaptação à vida social. O viciado é um conservador, pois não quer correr o risco de se lançar à vida tomando-se, desse modo, um comodista por medo do mundo que, segundo ele, o ameaça.

Essa passagem é muito interessante por ser coerente com nossa realidade. Facebook, cigarros, álcool  são uma forma de passar o tempo sem precisar de muito esforço e com chances mínimas de erro, ao entrar no Facebook você pode ter centenas de amigos, você pode estar por dentro das notícias, protestar, interagir, ao fumar um cigarro você pode ignorar todos os problemas externos e esquecê-los por um breve momento assim como com o álcool  sendo que esse último ainda pode ser usado como desculpa para se fazer qualquer coisa que normalmente a pessoa não faria. 

Citei esses três pois são os vícios que melhor conheço por possuí-los eu próprio ou na família, hoje resolvi refletir sobre eles e a grande verdade é que a vida acontece lá fora, facebook é muito teórico e pouco prático, a maior parte das notícias são superficiais e nem sempre corretas, as indignações não servem de nada enquanto protesto nesse, a interação entre centenas de pessoas é ilusória. 

As notícias mudam o tempo inteiro e por mais que sejamos cobrados de saber tudo somos humanos não podemos saber tudo, não temos tempo cotidianamente nem para os nossos próprios problemas, não temos tempo para pensar no que realmente desejamos, nossos desejos vêem prontos nas propagandas tudo para não pensarmos é tanta informação que ninguém está de fato informado. Esqueça as notícias, as interações, o cigarro, o álcool e vá se cuidar, você só pode se cuidar e fazer as coisas que aparecerem diante de ti, as quais só apareceram lá fora.


E para finalizar:

Você sabia que a ociosidade pode ser considerada, ao mesmo tempo,
“causa e efeito” de todos os vícios?
“Não é ocioso apenas o que nada faz, mas também o que
poderia empregar melhor o seu tempo”
Sócrates

‎Dez Coisas que Levei Anos Para Aprender - Veríssimo



1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.
2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.
3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.
4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.
5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.
6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.
7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria “reuniões”.
8. Há uma linha muito tênue entre “hobby” e “doença mental”.
9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.
10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.

Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão… que o AMOR existe, que vale a pena se doar às amizades a às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim… e que valeu a pena!"

Luís Fernando Veríssimo